Museu das Águas Brasileiras proporciona uma viagem ao patrimônio hídrico do Brasil

O primeiro Museu das Águas Brasileiras, que funciona em um ambiente virtual bastante interativo, convida a todos os leitores a conhecerem mais sobre a água, sua  preservação e as conexões dela com o patrimônio natural e cultural do Brasil. Todo o conteúdo disponível no Museu pode ser apreciado através do endereço museudasaguasbrasileiras.org.

Desde maio de 2023, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (Ciamb), em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e a Alcoa Foundation, tornou público o espaço virtual. O Museu é apoiado pela Rede Global de Museus da Água (WAMUNET/https://www.watermuseums.net/), uma organização endossada pelo Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

De acordo com a diretora do Museu, professora Liliana Naval, que atua no Ciamb, o ambiente virtual serve como mais um centro de preservação e divulgação de diversas conexões com a água e sua relevância. “Nos conteúdos que o espaço apresenta, buscamos reforçar a importância das técnicas ancestrais, legados e conhecimentos tradicionais na promoção de diferentes heranças e valores relacionados com a água. Apresenta ainda, exemplos de soluções baseadas na natureza e tecnologia de desperdício zero”, pontuou a pesquisadora.

Liliana conta que o Museu tem como uma das funções, conscientizar sobre a água por meio da Rede, promovendo a troca de experiências e melhores práticas e inspirando novas percepções e atitudes em relação à água.

“A localização do Museu no Estado do Tocantins é estratégica por se tratar de uma região contida por dois grandes afluentes do rio Amazonas (rios Tocantins e Araguaia), com ecossistemas e reservas hídricas (inclusive subterrâneas) pródigas, mas ameaçadas, principalmente pelo avanço do agronegócio e da mineração, e uma população urbana em expansão”, revela a diretora.

Para visitar o Museu basta acessar o site museudasaguasbrasileiras.org ou entrar no perfil @museudasaguasbrasieliras para conhecer um pouco mais sobre os conteúdos produzidos lá.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.