19/03/2025 - 22/03/2025.
Evento online.

19/03/2025 - 22/03/2025.
Evento online.

Mês da Água

O Museu das Águas Brasileiras é uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Water Museums Global Network (WAMU-NET), uma rede global de museus da água reconhecida pela UNESCO. Criado para promover a valorização da água como patrimônio cultural e natural, o museu atua na educação ambiental e na preservação da memória hídrica do Brasil. Com um acervo digital e iniciativas interativas, a instituição busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos, conectando ciência, cultura e história da água no país.

O Museu das Águas Brasileiras convida a todos para o Mês das Águas, com o tema “Água e Sociedade: Desafios e Perspectivas”.

Este evento busca promover uma reflexão sobre a importância da água não apenas como recurso essencial, mas também como elemento central nas questões ambientais, culturais e sociais.

O evento irá abordar a água em sua conexão com a arte, a cultura e a governança, para sensibilizar e engajar a sociedade na preservação hídrica. Destacando-se o protagonismo da juventude na liderança e governança da água, convocando as novas gerações a se envolverem ativamente na construção de soluções para os desafios hídricos.

O Museu das Águas reforça seu compromisso com a educação e o engajamento coletivo, convidando todos a se unirem nessa causa.

📅 Programação

📅 19 de março

Eixo: Sustentabilidade e Herança Hídrica

🕑
14h10

Abertura

🕝
14h30

Tema: Água, Segurança Hídrica e Justiça Ambiental

Palestra: Emergência Climática: Desafios para a Humanidade

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Nobre (Guardião Planetário) - Ministério da Ciência e Tecnologia

🕞
15h20

Palestra: Os desafios para a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil.

Palestrante: Alceu de Castro Galvão Junior (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE)

🕓
16h10

Palestra: Tradições Hídricas e Futuro da Água" – Saberes ancestrais na gestão sustentável

Palestrante: Eliseu Xumxum Quilombola (Líder Quilombola)

📅 20 de março

Eixo: Água e Sociedade: Desafios e Perspectivas

🕙
10h20

Tema: O Ciclo da Água

Público: 6 a 10 anos (1º ao 5º ano)

Palestra: A Jornada da Gota D’Água

Palestrante: Professora Dra. Marcela Bianchesi (UFSCar) e Prof. Irineu Bianchini Junior (UFSCar)

🕚
11h

Tema: Lendas e Mitos das Águas

Público: 6 a 10 anos (1º ao 5º ano)

Atividade: Pinte o Mundo da Água

Concurso: Importância dos rios e nascentes

Coordenadora de Atividade: Professora Tatiane Gonçalves Caetano (Escola Municipal Rozenda Zane Moraes)

🕝
14h30

Tema: Governança da Água e Direitos Hídricos

Discussão: O Papel do Setor Empresarial na Construção de Resiliência Hídrica

Palestrante: Rubens Filho (ONU Pacto Global)

🕞
15h10

Tema: Desafios para Universalização nos Núcleos Urbanos Informais Consolidados.

Palestrante: Aline Maria Baldez Custódio (Engenheira)

📅 21 de março

Eixo: Arte e Cultura das Águas

🕥
10h20

Tema: Água para todos

Público: 11 a 14 anos (6º ao 9º ano)

Palestra: O direito à Água

Palestrante: Rafaela Costa

🕚
11h

Tema: Oficina de Produção Audiovisual

Público: 11 a 14 anos (6º ao 9º ano)

Palestra: "Meu Rio, Minha História"

Palestrante: Karoline Kelly Rodrigues (UFSCar)

🕝
14h30

Tema: O Futuro das Águas nas cidades e Comunidades Tradicionais - Discussão sobre acesso a água e infraestrutura.

Palestrante: Prof. Dr. Léo Heller (Fiocruz)

🕝
15h10

Tema: Exposição Virtual

Exposição: "As Águas na Arte Popular" – Obras de artistas que retratam a água em diferentes expressões.

Artistas: Emanoel Sarava e Enrico Marone


Lançamento do Livro: Honrando a Ancestralidade.

Autor: Célio Leocádio.

🕒
15:50h

Tema: Contação de Histórias

Palestra: "Mitos e Narrativas das Águas" – Contadores de histórias compartilham lendas e mitos sobre a água,

Contador: Laiane Neri Sant’Ana (UFScar)

📅 22 de março

Eixo: Juventude, Liderança e Governança da Água

🕦
10h20

Tema: Água, Ciência e Cidadania

Público: Ensino Médio (15 a 18 anos)

Discussão: Mudanças Climáticas e Água: Qual o Nosso Futuro?

Palestrante: Renato Cruz Senna (INPA)

🕚
11h

Tema: Inovação e Soluções para a Água

Palestrantes: Manoel José Nunes Neto (Prêmio Stockholm Water Prize 2024)

🕝
14h20

Tema: Formação de Jovens Lideranças

Discussão: Juventude e a Governança da Água

Capacitação: Gestão hídrica e participação social

Palestrantes: Natalia Tsuyama (ONU Mulheres)

🕒
15h

Tema: Experiências e desafios

Palestra: O Papel das Novas Gerações na Sustentabilidade da Água

Palestrantes: Taynara Estefane Ferreira (ONG Engajamundo)

🕔
17h

Encerramento: Carta da Juventude pela Água

Convidados

Professor Dr. Carlos Nobre
Guardião Planetário

Carlos Nobre é Secretário Nacional de P&D no MCTI, membro da Academia Brasileira de Ciências e especialista em mudanças climáticas. Engenheiro pelo ITA e Ph.D. pelo MIT, presidiu o Programa Internacional Geosfera-Biosfera e dirigiu centros de pesquisa no INPE. Em 2024, tornou-se o primeiro brasileiro nos Planetary Guardians, iniciativa global para a crise climática.

Professora Tatiane Gonçalves Caetano

é professora de Língua Inglesa nas escolas municipais e estaduais de Montes Claros-MG. Possui graduação em Letras/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros, especialização em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância pelo Instituto Federal Norte de Minas Gerais.

Professora Dra. Marcela Bianchessi

é Professora Associada IV na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde desenvolve pesquisas em Ecologia Aplicada. Graduada em Ciências Biológicas (1996), possui mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Sua atuação acadêmica concentra-se em limnologia, macrófitas aquáticas, decomposição, produção primária e modelagem matemática, além da elaboração de materiais didáticos para divulgação científica.

Karoline Kelly Rodrigues

Natural de Matão-SP, é graduanda em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar, com interesse na gestão de riscos e desastres ambientais. Atualmente, integra o projeto UFA-S (Urban Flood Alert System), desenvolvendo pesquisas na sistematização de dados hidroclimáticos e geoprocessamento. Além de sua trajetória acadêmica, Karoline une arte e tecnologia em diversas expressões criativas: é compositora e musicista, tocando piano e violão desde a infância, com apresentações em escolas, desfiles e teatros. Como artista digital, já trabalhou com animações 2D, ilustração para jogos e pintura de quadros para instituições de ensino. Em 2024, teve uma produção audiovisual submetida para exibição no International Youth Contest and Award – 5th Edition: "The Water We Want", evidenciando sua dedicação à comunicação e conscientização ambiental através da arte.

Rubens Filho

Formado em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté e Mestre em Sustentabilidade e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, por quase uma década, Rubens gerenciou a comunicação, relações governamentais e empresarial, publicações e projetos do Instituto Trata Brasil. Colaborou na criação inédita do Painel de Mudanças Climáticas de Curitiba (PR) como especialista em indicadores de água e saneamento. Colabora como Comunicação e Sustentabilidade na Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que discute economia circular para o setor empresarial. Em novembro de 2022, assumiu a Gerência da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil para trabalhar os ODS 06 e ODS 14 com o setor empresarial brasileiro, passando para a Gerência Executiva de Meio Ambiente do Pacto Global em 2024 para gerenciar os temas de Clima, Economia Circular, Água, Oceano e Agricultura Sustentável.

Aline Maria Baldez Custódio

Engenheira Ambiental e Sanitarista (IFCE). Especialista em Saúde Pública (FSP/USP). Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos (UNILAB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Experiência em licenciamento ambiental, estudos e pesquisas ambientais e em saneamento básico. Consultora de planos de saneamento (municipal e regional). Experiência em saneamento rural e elaboração de projetos de captação de recursos. Participante em diversas pesquisas no setor, com destaque para: Regulação e planejamento dos 100 maiores municípios do País; Ociosidade das redes de esgotamento sanitário; Saneamento básico em Áreas Irregulares; estudo sobre a relação saúde e saneamento nos 100 maiores municípios do País; Saúde e saneamento no Estado de Rondônia; Acesso à água nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, Saneamento Rural e Estudo de Quantificação Hídrica do Programa Água +Acesso, todas em parceria com o Instituto Trata Brasil.

Professor Dr. Leo Heller

Leo Heller é engenheiro civil (UFMG), com mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e doutorado em Epidemiologia pela UFMG. Fez pós-doutorado na University of Oxford (2005-2006) e é Doutor Honoris Causa pela University of Newcastle. Foi Professor Titular da UFMG, onde atuou em cargos administrativos, e atualmente é pesquisador do Instituto René Rachou, Fiocruz. De 2014 a 2020, foi Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

Eliseu Xumxum Quilombola

Eliseu Xumxum Quilombola é ativista e defensor dos direitos dos quilombolas, além de presidente do Quilombo Urbano do Capão Negro.

Renato Cruz Senna

é meteorologista formado pela Universidade Federal de Pelotas (1985) e mestre em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela USP (1990). Especialista em Meteorologia Aplicada, atua em previsão do tempo, climatologia estatística, radiação solar e monitoramento hidrometeorológico. Atualmente, é editor-chefe do Boletim de Monitoramento Climático de Grandes Bacias Hidrográficas do INPA e colabora com o Monitor de Secas da ANA e o Alerta de Cheias do Amazonas.

Manoel José Nunes Neto

Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, natural do Piauí, recebeu o Stockholm Water Prize, considerado o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, em 2024. Manoel desenvolveu o “Rover Aquático”, um dispositivo de baixo custo que analisa o PH, a temperatura, a turbidez e o oxigênio dissolvido da água de forma autônoma e remota.

Natalia Tsuyama

Natalia Tsuyama é especialista em políticas públicas e gestão governamental, além de ativista climática e defensora da justiça de gênero. Atualmente, é Membro do Beijing+30 Youth Steering Committee, Ponto Focal da Casa Cerrado do Engajamundo e Conselheira do COMJUVE de Belo Horizonte.

Taynara Estefane Ferreira

é pesquisadora no Grupo de Pesquisas em Diálogo Institucional, Direitos Fundamentais e Democracia da PUC MG. Atua na interseção entre Direito Ambiental e sustentabilidade, com foco em governança climática e justiça ambiental. Também é membro da ONG Engajamundo, mobilizando juventudes para causas socioambientais.

Laiane Neri Sant’Ana

Laiane Neri Sant’Ana é bacharel em Gestão e Análise Ambiental e bolsista de mestrado em Ecologia e Recursos Naturais na UFSCar. Há dois anos participa do projeto de extensão AGUAPE, desenvolvendo materiais didáticos sobre água para o ensino fundamental.

Enrico Marone

Enrico Marone é fotógrafo, documentarista, oceanólogo e mergulhador, dedicado a registrar imagens e histórias que destacam a relação humana com a natureza e a importância da conservação. Com um olhar artístico e documental, ele retrata populações tradicionais, ecossistemas e áreas protegidas, utilizando o audiovisual para sensibilizar e educar. Autor do livro Brasil Atlântico e responsável por edições premiadas no Prêmio Jabuti, tem suas imagens publicadas por instituições renomadas como UNESCO, IUCN e National Geographic.

Emanoel Saravá

Emanoel Saravá artista multidisciplinar, natural e residente de Salvador. Em sua prática artística, explora um espaço de libertação criativa e pesquisa, buscando intersecções sensíveis, profundas e transgressoras entre o ancestral e o contemporâneo, o urbano e a natureza.

Rafaela Costa

Sou bióloga e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tenho experiência em ecotoxicologia e poluição ambiental. Nos últimos anos, venho estudando os impactos dos fármacos nos recursos hídricos, na biota e os possíveis efeitos dessa poluição na saúde humana. Além dos artigos científicos, também me dedico à divulgação científica, tornando esse conhecimento mais acessível para toda a sociedade.

Alceu de Castro Galvão Junior

Engenheiro Civil (UFC), Mestre em Hidráulica e Saneamento e Doutor em Saúde Pública (USP). Analista de Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE. Prof do MBA da FESPSP

Célio Pinheiro Leocádio

Nascido no Quilombo de Volta Miúda – Caravelas – Bahia é mobilizador, ativista, coordenador dos movimentos e articulação quilombola do extremo sul da Bahia, e presidente da Associação de Produtores Remanescentes Quilombolas de Volta Miúda - Caravelas Bahia, além de Educador/Professor e Agricultor do Quilombo de Volta Miúda – Caravelas – Bahia e autor do livro Honrando a Ancestralidade.

Professor Irineu Bianchini Junior

Biólogo, doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: macrófitas aquáticas, substâncias húmicas, ciclo do carbono, limnologia de reservatórios, decomposição e modelos matemáticos.