O Concurso A Água que Queremos (The Water We Want) está aberto para inscrições. Com o objetivo explorar os nossos multifacetados legados da água – naturais e culturais, tangíveis e intangíveis – na perspectiva dos jovens para construir um futuro mais sustentável.
Com este concurso, que decorre de novembro de 2024 a abril de 2025, a Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) deseja fortalecer a educação para a sustentabilidade da água e a esforços de sensibilização, envolvendo os jovens como contadores de histórias e narradores do nosso futuro “líquido”.
Como podemos mudar a mentalidade das pessoas e inspirar novos comportamentos e atitudes a serem mais respeitosos com a natureza e promover a consciência de todos os usos da água? Que ações diárias podemos fazer para proteger os recursos hídricos cada vez mais escassos dos quais dependemos? E o que podemos aprender com os nossos legados herdados para procurar novas soluções e promover a recuperação verde do nosso planeta?
Este concurso apela às jovens gerações em todo o mundo para explorar a importância crucial de qualquer forma de património da água, tanto natural como cultural, tangível e intangível, de forma criativa. O concurso aborda escolas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil em todo o mundo. Todas as inscrições devem ser enviadas através dos membros da Rede Global de Museus da Água.
Este concurso visa capacitar a excelência, fortalecer a visibilidade das atividades educativas implementados por museus da água e promovê-los em todo o mundo.
Alunos da escola e jovens os participantes são incentivados a desenvolver ideias inovadoras e envolventes ao propor usos responsáveis e clarividentes da água.
Qualquer escola ou professor interessado em participar deverá:
Somente serão admitidas ao concurso inscrições dentro das seguintes categorias:
Até 26 de abril de 2025, todas as inscrições e trabalhos deverão ser enviadas por e-mail para Museu das Águas Brasileiras (museudaagua@uft.edu.br).
Todos os trabalhos selecionados pelos membros participantes da WAMU-NET têm direito a receber prêmios e menções especiais. Serão seis premiações (uma por faixa etária e categoria).
As seis melhores obras receberão um prémio monetário de 250€ e um Certificado de Prémio assinado pelo Presidente e pelo Diretor Executivo da Rede Global de Museus da Água.
A Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) é uma “iniciativa emblemática” do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco que visa aumentar a consciência do nosso precioso patrimônio hídrico.
A Rede Global busca encontrar soluções para os problemas atuais da água, conectando práticas de gestão de água passadas e presentes a práticas sustentáveis.
PARCEIROS
Mergulhe na História e Cultura das nossas águas, explorando a arte e a riqueza dos Povos e Rios Brasileiros